26 de fevereiro de 2012

Deixando o rio desaguar...

Ministro da Integração discute a transposição em João Pessoa

Fernando Bezerra Coelho vai estar na capital paraibana nesta segunda (27).
Ele vai participar de um evento onde será discutida a transposição.

Luiz Fernando Bezerra Coelho (Foto: Divulgação)Ministro deve falar sobre projeção para término das
obras da transposição (Foto: Divulgação)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vai estar em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (27). O cerimonial do ministério confirmou que ele será um dos palestrantes de um seminário sobre a transposição do Rio São Francisco, que acontece em um hotel na orla da capital paraibana.
Durante sua palestra o ministro deve apresentar detalhes das obras nos dois canais da transposição em cidades da Paraíba, como também a repercussão no Ceará e Rio Grande do Norte, a partir das ações feitas originalmente no estado de Pernambuco. Outro pode que pode entrar no debate é a projeção para o término das obras.

Iniciada em agosto de 2007, com um investimento previsto de quase R$ 7 bilhões, a transposição tinha um final previsto para este ano, mas as obras estão atrasadas. O projeto pretende levar água a 12 milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

A transposição do Rio São Francisco é composta de dois canais. O Eixo Leste terá 287 quilômetros, começando em Floresta (PB) e indo até Monteiro (PB). Nele o avanço das obras já chegou a 71 % . O Eixo Norte, que vai ficar com 426 quilômetros, parte de Cabrobó (PE) corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará. As obras ainda não chegaram na metade.

O projeto foi dividido em 14 lotes. A maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. O ministro Fernando Bezerra Coelho já anunciou que serão feitas novas licitações para os trechos que tiveram o trabalho interrompido.

O seminário 'Transposição do Rio São Francisco – O que fazer quando a água chegar' será realizado no Hotel Hardman, em Manaíra, a partir das 8h30.

Nenhum comentário: